Teleférico para turistas chega a Santo Tirso em 2025
O projeto está concluído e é apresentado como revolucionário para a cidade. No início do verão do próximo ano, um teleférico com 14 cabines de oito lugares vai ligar o Mosteiro de São Bento ao Santuário de Nossa Senhora da Assunção.
[MENTIRA DE DIA 1 DE ABRIL]
Santo Tirso vai investir 7 milhões de euros na construção de um teleférico com uma extensão de três quilómetros, cuja construção está prevista arrancar no verão do próximo ano, estando a conclusão programada para 2025. O projeto, apresentado como revolucionário para a cidade, vai ligar o Mosteiro de São Bento ao Santuário de Nossa Senhora da Assunção em apenas 15 minutos.
Com um total de 14 cabines de oito lugares, o novo meio de transporte promete ser um marco importante no desenvolvimento do turismo local e estima-se que receba uma média diária de mil cidadãos.
Para construir este sistema vão ser necessários 33 postes que serão colocados ao longo do percurso. A base ficará localizada junto à Praia Urbana, num terreno devoluto e atualmente em relva. Mesmo no topo no Monte de Nossa Senhora da Assunção, bem perto do santuário, ficará localizada a outra estação.
Cada viagem, com vista privilegiada sobre as mais belas paisagens e pontos emblemáticos do concelho, terá um custo de quatro euros (ida) e 7,5 euros (ida e volta). As crianças e a população residente em Santo Tirso vão ter direito a preços especiais.
Segundo apurou a Santo Tirso TV junto de uma das empresas privadas que está a apoiar na construção do teleférico, os projetos - entretanto apresentados e aprovados - começaram a ser desenvolvidos em 2020, mas a pandemia de Covid-19 desacelerou o processo.
Santo Tirso vai juntar-se assim às cidades de Guimarães e Vila Nova de Gaia, as únicas da zona norte a ter um teleférico.