Santo Tirso já prepara peregrinação ao Santuário de Fátima (c/ vídeo)
O grupo composto por uma centena de fiéis vai pôr-se a caminho na madrugada do próximo dia 6 de maio.
O grande dia está próximo e o grupo de peregrinos de Santo Tirso vai voltar às margens das estradas em direção ao Santuário de Fátima. Ano após ano, enfrentam mais de 200 quilómetros a pé, numa verdadeira demonstração de fé, levando consigo as mais variadas histórias de vida, preces e orações. Uma centena de fiéis vai pôr-se a caminho na madrugada do próximo dia 6 de maio.
"Já temos os locais planeados e as parcerias são as mesmas dos anos anteriores. Esta é uma peregrinação que envolve uma logística enorme e podemos dizer que já está tudo encaminhado para mais uma partida. Nós levamos tudo, desde a cozinha e até uma equipa de enfermagem. Contamos ainda com o apoio imprescindível de dezenas de voluntários, incluindo o Rancho Folclórico de São Martinho do Campo e os Bombeiros Voluntários de Vila das Aves", explica a porta-voz Susana Neto.
Os peregrinos vão caminhar durante seis dias e a Santo Tirso TV acompanhou a visita dos responsáveis pela organização aos diversos pontos do país por onde o grupo irá passar. A primeira paragem para descanso noturno será feita em Gaia, no Centro Paroquial de Mafamude e a segunda na Associação Cerciaz, em Oliveira de Azeméis. Já no terceiro e quarto dias, o grupo contará com o acolhimento de duas escolas, nas cidades de Águeda e Coimbra. Na última paragem, antes de chegar à Cova da Iria, os tirsenses vão pernoitar no Complexo Desportivo Municipal de Pombal, distrito de Leiria.
Este ano, o número de inscritos ultrapassou as peregrinações anteriores, facto que Susana Neto encara com "grande satisfação".
"No ano passado foi uma peregrinação muito especial, que uniu imenso as pessoas. Queremos voltar a ter o mesmo espírito, acolhendo os novos e preservando os antigos, naquela que já se tornou uma família", sublinha.
Os peregrinos de Santo Tirso preparam-se assim para, muito brevemente, trilhar os caminhos para Fátima em nome da fé.
Veja a reportagem: