Maria Castro foi a melhor aluna da Escola Básica e Secundária D. Dinis
A jovem tirsense entrou em Medicina Veterinária na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) com média de 19,42 valores.
Maria Teresa Gonçalves Castro, natural de Santo Tirso, foi a aluna da Escola Básica e Secundária D. Dinis com a média mais alta a dar entrada num curso de Ensino Superior. A jovem, de 18 anos, foi colocada em Medicina Veterinária na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), com 19,42 valores.
"Desde muito pequena dizia que gostava de ser veterinária, mas fui crescendo e tive algumas dúvidas. Cheguei mesmo a pensar noutros cursos, mas depois voltei à minha ideia inicial", conta a estudante à Santo Tirso TV.
Apesar de se ter candidatado para outras instituições, Maria Teresa já tinha em mente um destino claro onde realmente queria entrar: "Sei que a UTAD tem um espírito académico muito bom e que o curso é excelente. Espero sair de lá com conhecimentos novos e com capacidades para entrar no mundo de trabalho".
Questionada sobre se para ter boas notas é preciso fazer sacrifícios, a jovem faz questão de vincar que é possível conciliar a vida pessoal com os estudos e, mesmo assim, ter notas de excelência.
"Sempre gostei da escola e sempre gostei de aprender. Por isso, tive facilidade e estudar nunca me custou assim tanto. Nunca precisei de estar tardes e tardes a estudar, até porque frequentava o desporto escolar, saía e tinha uma vida completamente normal, tal como os meus colegas", explica.
Ao 'pódio' dos melhores alunos da Escola Secundária D. Dinis no ano letivo 2022/23, junta-se Joana Fernandes, que ingressou em Medicina na Universidade do Porto com uma média de acesso de 19,2 valores. No curso de Engenharia Informática e Computação da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, entrou Francisco Leiras com 19,15 valores.