Dia Internacional da Cidade Educadora (2)
Dia Internacional da Cidade Educadora (1)
Dia Internacional da Cidade Educadora (4)
Dia Internacional da Cidade Educadora (5)
Dia Internacional da Cidade Educadora (3)
Santo Tirso foi galardoado com o título de "cidade educadora", e por isso, comemorou a data numa cerimónia na Fábrica de Santo Thyrso.
O dia foi assinalado numa cerimónia comemorativa que contou com a presença da vereadora da Educação, Sílvia Tavares.
Com o tema de fundo “tecendo uma rede de cumplicidades”, Sílvia Tavares frisou a importância da promoção “da inclusão, democracia, integração e do ambiente” que o Município tem vindo a fazer para as pessoas.
Este projeto de “Cidade Educadora não se foca apenas na Escola, mas também no Plano de Mobilidade, de Ambiente e Sustentabilidade que estamos a promover na cidade com a construção das ciclovias, o ‘Ciclismo vai à Escola’ para que depois consigamos que as nossas crianças levem a promoção da utilização das ciclovias até aos pais. Estamos a trabalhar o Ambiente com as escolas, serviços e entidades; a promoção Saúde, entre outras competências” acrescentou a vereadora da Educação.
Várias entidades do concelho, como a Orquestra do CCM – ARTAVE que abriu a cerimónia, a CAID, Universidade Sénior de Vila das Aves, a divisão de Educação e Desporto da Câmara Municipal de Santo Tirso, o Colégio Santa Teresa de Jesus e o Grupo de alunos do Desporto Escolar de Desporto Gímnicos da Escola Básica e Secundária D. Dinis marcaram presença nesta celebração.
O movimento das Cidades Educadoras teve início no ano de 1990, em Barcelona, onde um grupo de cidades, com o objetivo de trabalhar conjuntamente em projetos e atividades para melhorar a qualidade de vida dos seus habitantes, outorgou uma série de princípios, sintetizados na Carta das Cidades Educadoras, assumindo-os como modelo de atuação.
O pedido de adesão do Município de Santo Tirso à Associação Internacional das Cidades Educadoras (AICE), e por inerência à Rede Territorial Portuguesa das Cidades Educadoras (RTPCE), foi concretizado em 4 de novembro de 2010, vindo a ser aceite e ratificado em Assembleia Geral de 18 de março de 2011.
Nessa sequência, o Município de Santo Tirso firmou o compromisso de, através das suas políticas, procurar desenvolver as suas potencialidades educativas, contribuir para o debate e partilha de ideias, problemáticas e experiências entre as cidades educadoras e colaborar com os restantes parceiros nos projetos de estudos e atividades a desenvolver neste âmbito.