Robótica no 1º ciclo? Sim, é possível nas escolas de Santo Tirso
Aulas de Robótica prestes a ser ministradas no concelho.
Estamos num mundo cada vez mais digital e robotizado e a Câmara Municipal de Santo Tirso não quer deixar escapar a oportunidade de estar na dianteira nestes setores.
Várias escolas do 1º ciclo do município vão permitir, de agora em diante, aulas de programação e de robótica. As unidades de ensino abrangidas por este programa terão assim kits que lhes permitirão desenvolver competências nestes domínios. Entre as ferramentas que os alunos poderão experimentar estará uma impressora 3D.
Os estudantes poderão ainda ter a possibilidade de construir e programar um robot, mimetizando ensinamentos transmitidos pelos professores.
A iniciativa estará dividida em três fases distintas. A primeira será constituída maioritariamente por ações de sensibilização e capacitação de educadores, de modo a promover o uso de tecnologias inovadoras a nível pedagógico.
Na segunda parte, realizar-se-ão atividades já em contexto escolar. Na última fase os alunos poderão criar sistemas recorrendo à impressão em 3D.
Esta medida, de acordo com a autarquia, tem como propósito fomentar o sucesso escolar e proporcionar uma igualdade de acesso a uma educação de qualidade.
“Vivemos na era da tecnologia e queremos, por isso, aumentar as competências tecnológicas dos alunos”, afirmou o presidente da Câmara de Santo Tirso. “Mas queremos fazê-lo explorando a vertente do desenvolvimento social, motivando as crianças para o seu sucesso educativo e criando um ambiente de aprendizagem inovador”, alongou-se Joaquim Couto.