Magusto comemora-se com “Palheta Bendita”
O “Palheta Bendita” já é um evento cada vez mais procurado pelos tirsenses, mas este ano há um motivo extra de interesse para a iniciativa. O Magusto Municipal faz parte do programa desta edição!
O evento que decorre entre dia 8 a 10 de novembro, traz à cidade música, dança, oficinas e palestras.
"O Palheta Bendita" comemora as tradições ancestrais da música portuguesa, mostrando que o folclore é muito mais erudito do que aquilo que aparenta ser.
Outros momentos altos do programa serão os concertos dos famosos galegos Óscar Fernández e Sérgio Cobos para um concerto de sanfona e acordeão que dará o arranque desta iniciativa às 21h30, no antigo Quartel dos Bombeiros Voluntários de Santo Tirso.
O festival que vai na sua 13ª edição, no segundo dia das 14h30 às 18h00 oferece aos interessados a possibilidade de frequentarem as oficinas de instrumentos “Afinação de Gaita de Fole”, “Tocata Popular”, “Sanfona”, “Danças Galegas”, “Pequenas Percurssões” e “Constução de Instrumentos”.
Os interessados nos workshops deverão inscrever-se através do email: palheta.bendita@gmail.com.
À noite dá-se outro dos momentos altos do “Palheta Bendita”. OMIRI misturará num só espetáculo práticas musicais já esquecidas de uma forma mais contemporânea. O concerto tem lugar, pelas 22h00, na Fábrica de Santo Thyrso. Seguir-se-á um baile improvisado e uma jam session (concerto aberto e improvisado) na Associação Amigos do Sanguinhedo.
MAGUSTO MUNICIPAL
E porque é de tradição que se trata, a Palheta Bendita integra pela primeira vez o Magusto Municipal. A organização convida todos, dia 10 de novembro, a comer castanhas assadas e a celebrar tradições. O Magusto Municipal começa a partir das 15h00 na Fábrica de Santo Thyrso.
A animação musical fica a cargo do Grupo Folclórico Infantil e Juvenil da Ermida e do projeto Comvinha Tradicional & Coreto, um grupo de cantores e instrumentistas de música folk e tradicional.