Será que sabe como comer um jesuíta?
A Santo Tirso TV explica-lhe a forma correta de comer a iguaria tirsense.
O jesuíta é o doce mais famoso de Santo Tirso. Em qualquer ponto do país, os tirsenses são conhecidos também como o povo da terra dos jesuítas.
Afinal, como que se come um jesuíta?
1º passo – Abrir o jesuíta ao meio. Pode fazê-lo à mão ou com o auxílio de uma faca para que a divisão fique mais perfeita.
2º passo – Colocar a parte açucarada no meio do doce, virando as duas partes cortadas para o centro do mesmo, de forma a que as extremidades sejam ambas de massa folhada.
3º passo – Não há um terceiro passo. O jesuíta está pronto a comer. Agora é disfrutar a experiência gustativa que a iguaria tirsense tem para oferecer.
Agora é só degustar!
[HISTÓRIA]
A origem deste doce não é consensual e não se sabe ao certo qual será a sua verdadeira origem. A sua inegável ligação à Companhia de Jesus e aos seus monges conhecidos como jesuítas é inegável. Porém, algumas pessoas afirmam que essa ligação provém apenas do facto de a sua cobertura se assemelhar aos trajes usados pelos monges jesuítas, outros consideram que a origem da receita é conventual.
Há, contudo, informações que levam a crer que a receita tenha chegado a Portugal pelas mãos de uma pasteleiro espanhol que trabalhava, na altura, na confeitaria Moura em Santo Tirso. Além de ter sido ele a batizar o pastel, parece que a inspiração pode ter vindo do facto de ter trabalhado anteriormente numa comunidade de padres jesuítas em Bilbao.
Apoio: NorteCar