Município suspende todas as iniciativas de caráter público
A partir de hoje ficam suspensas todas as iniciativas de caráter público promovidas pela Câmara Municipal até ao final de abril.
No seguimento das recomendações da Direção Geral de Saúde, a Câmara Municipal de Santo Tirso elaborou um Plano de Contingência no âmbito do novo coronavírus - COVID-19.
A partir desta segunda-feira foram implementadas várias medidas preventivas. De forma a evitar a concentração de pessoas, o município cancelou todas as atividades até final de abril.
O serviço de shuttle, que liga a central de transportes ao aeroporto Francisco Sá Carneiro, também ficou suspenso temporáriamente. Estão igualmente canceladas todas as viagens de trabalho e ações de formação previstas, previligiando, sempre que possível, os contactos à distância, reduzindo ao mínimo as reuniões internas e externas.
O reforço dos cuidados com a higiene das mãos, através de ações de esclarecimento aos funcionários e higienização dos espaços comuns em todos os equipamentos municipais, foram também algumas das medidas tomadas.
“É fundamental ter uma atitude responsável, o que nesta fase passa por uma prevenção ativa. Com a ativação do Plano de Contingência a Câmara Municipal está a fazer o papel que lhe compete que é o de dar o exemplo junto da comunidade, sem alarmismos, promovendo medidas de precaução”, sublinha o presidente da Câmara Municipal de Santo Tirso, Alberto Costa.
Garantir o funcionamento dos serviços, a preparação de respostas à situação e também medidas de informação, prevenção, vigilância e identificação de possíveis casos é o objetivo do Plano de Contingência estabelecido pelo município.
Neste plano estão presentes os diferentes procedimentos a adotar, bem como a referenciação de áreas de isolamento e circulação em todos os equipamentos municipais, prevendo ainda condições de teletrabalho.