Cafés e bares cheios com pessoas sem máscara!
Esplanadas de cafés e bares cheios de gente, sem máscara, nem distanciamento social. Este foi o cenário ontem em muitos cafés e bares do concelho.
É um facto mais ou menos adquirido de que vai existir uma segunda vaga da pandemia da Covid-19. Os especialistas estimam que esta poderá acontecer no Inverno deste ano, mas provavelmente não tiveram em conta possíveis comportamentos erráticos das populações.
A doença responsável pela morte de cerca de 400 mil pessoas e pelo contágio de mais de 5 milhões, entrou nas últimas semanas na Europa numa fase de relativa acalmia.
Mas se a acalmia se deveu a um comportamento exemplar por parte das populações e de muitos governos, a suavização das medidas pode ser mal interpretada por muitos e revelar-se contraprodutiva, principalmente se as pessoas julgarem que o fenómeno mais negativo da história moderna está terminado.
Há muitos países que estão ainda no auge da propagação do vírus. Recorde-se que esta doença obrigou à estagnação de muitos setores do mercado (alguns ainda parados) e obrigou muitos governos a criarem quarentenas obrigatórias. Os sistemas de saúde nacionais foram exacerbados levando os profissionais daquela área serem apelidados de "heróis", mas este esforço de nada valerá se, de agora em diante, nos comportarmos de forma irresponsável.
O uso de máscara é estritamente aconselhado em espaços fechados e em grupos grandes de pessoas.
Se desejar conviver com os seus amigos em bares proteja-se, tente usar máscara pelo maior período possível, principalmente quando se cruzar com pessoas que não são do seu núcleo social e mantenha uma distância de outros grupos de pelo menos dois metros.
Este é o apelo da Santo Tirso TV para que a normalidade possa voltar a ser tomada e não termos que nos confinar de novo.
Mais do que a economia, está a saúde dos outros em risco e o trabalho árduo dos profissionais de saúde e da Proteção Civil!
Respeite-os!
A redação,
Santo Tirso TV