Fim de semana da vaca-loura passa por Monte Córdova
A celebração dedicada à conservação do maior escaravelho do país decorre dia 30 de maio.
No próximo domingo, dia 30 de maio, Valinhas em Monte Córdova acolhe a celebração dedicada à conservação da vaca-loura em Portugal. Trata-se de uma iniciativa organizada pelo projeto VACALOURA.pt coordenado em parceria pela Associação Bioliving, pela Unidade de Vida Selvagem do Departamento de Biologia da Universidade de Aveiro, pela Sociedade Portuguesa de Entomologia e pelo Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas.
A vaca-loura (Lucanus cervus) é o maior escaravelho da fauna portuguesa e um dos maiores da Europa, estando protegido por leis comunitárias, uma vez que se encontra em declínio no continente.
“O projeto tem uma forte componente de educação ambiental, com a qual pretendemos disseminar e sensibilizar para a importância da madeira morta nos ecossistemas florestais, da biodiversidade associada a estes habitats e de como todos juntos podemos ajudar a conservar estes ecossistemas”, adiantam os organizadores.
O evento decorre em 16 localidades, dinamizadas por diferentes monitores, mas todas com o intuito de dar a conhecer a vaca-loura e os seus habitats aos cidadãos.
Segundo os mentores do projeto, "em Santo Tirso, existem populações muito relevantes desta espécie, sendo um dos locais mais interessantes para encontrar esta e outras espécies de lucanídeos o Parque de Lazer de Nossa Senhora de Valinhas, um lugar que pela sua riqueza natural é ímpar no concelho.
Para mais informações consultar www.vacaloura.pt.