11 dias para João Correia correr nos Jogos Paralímpicos
João Correia entra em ação nos Jogos Paralímpicos no próximo dia 3 de setembro. O atleta tirsense corre no dia 3 de setembro às 12h52, hora de Portugal.
João Correia será um dos finalistas da categoria de 100 metros, cadeiras de rodas, T51.
O atual recordista da modalidade é Peter Genyn com um recorde mundial de 19,71 segundos. O belga é também o detentor do record paralímpico com 21,15 segundos.
João Correia tem atualmente o sexto melhor tempo entre os oito atletas finalistas (22,01 segundos), onde estará o também português Hélder Mestre (23,09 segundos).
Os restantes atletas em competição são Mohamed Berrahal (Argélia), Roger Habsch (Bélgica), Ernesto Fonseca (Costa Rica), Toni Piispanen (Finlândia) e Edgar Navarro Sanchez (México).
João Correia tem 38 anos e será o atleta mais novo em competição. O mais velho é Edgar Navarro Sanchez, com 50.
"Comecei a praticar atletismo adaptado quase por acaso. Aproveitei uma cadeira que um atleta já não usava e experimentei a modalidade. Não quis parar. Aos 16 anos realizei a minha primeira prova de atletismo adaptado. Fiquei a meio segundo dos mínimos para o Campeonato de Europa de 2001 na Suíça. No ano seguinte, conheci uma pessoa que mudou por completo a minha carreira desportiva. A ele devo-lhe tudo aquilo que sou como atleta. Nesse ano, realizei os mínimos para o Campeonato Europeu de 2003 onde venci a minha primeira medalha. Em 2005, alcancei a segunda medalha, desta vez no Campeonato de Europa de Atletismo na Finlândia (Espoo-Helsínquia)", pode ler-se no site pessoal do atleta.