As bebidas que envelhecem mais rapidamente o cérebro
A saúde cognitiva piora quando bebe álcool em demasia. Existem ainda outras opções com o mesmo resultado.
A saúde cognitiva do cérebro pode ser afetada quando bebe demasiado álcool. É uma das bebidas que envelhece mais rapidamente este órgão do corpo humano. Ainda existem também outras bebidas que podem causar danos ao longo do tempo.
O que está em causa no álcool é o consumo exagerado. Vários estudos nos últimos anos indicaram, por exemplo, que beber um copo de vinho tinto às refeições pode ser benéfico contra o Alzheimer.
Já um estudo recente publicado na revista Nature indica que uma ou duas bebidas com álcool por dia já traz algum impacto negativo ao cérebro. O ideal é que o consumo seja sempre moderado para diminuir os efeitos.
Os refrigerantes também são um problema para o cérebro
Os refrigerantes são outras das bebidas que têm um impacto negativo no cérebro. Segundo um estudo publicado pela Alzheimer's & Dementia este tipo de bebida diminui a capacidade cognitiva de vários participantes. Neste caso bebiam pelo menos um refrigerante por dia.
Já os participantes que consumiam este tipo de bebidas de uma forma mais espaçada já tinham revelado alguns episódios de perda de memória.
No estudo foi ainda mostrado que as pessoas apresentavam um volume mais baixo do hipocampo, a parte do cérebro responsável pelas funções da memória e aprendizagem.
O volume do hipocampo tem tendência a diminuir ao longo dos anos. Ainda assim, este estudo identificou que nas pessoas que bebiam de forma regular este tipo de sugestões açucaradas o processo era acelerado.
E nem as opções de dieta escapam
Pode dizer que opta por refrigerantes de dieta e light, mas fique a saber que o cérebro pode ser afetado na mesma. Um outro estudo publicado na Stroke indicou que pessoas que bebiam este tipo de opções acabavam por ter episódios de demência e AVC.
Fonte: Notícias ao Minuto