Procura um bom bacalhau? Saiba como escolher o melhor
Tudo o que precisa de saber sobre o bacalhau para que não se engane na hora de comprar o "fiel amigo".
Faz parte da tradição dos portugueses há mais de 500 anos e tornou-se um elemento indispensável na nossa mesa, não só nesta época festiva, mas também ao longo de todo o ano.
Identificar um bom bacalhau na hora de comprar nem sempre é tarefa fácil... Noruega ou Islândia? A origem pode ser um fator determinante para muitos consumidores, mas a regra mais importante na hora de comprar o “fiel amigo” é a secagem. Para comprovar se o bacalhau está realmente seco, um dos testes mais usados e que se tem mostrado eficaz, é segurar o peixe pela cauda e averiguar se o mesmo dobra na zona do lombo, caso se verifique, o bacalhau não está bem seco.
Uma das particularidades que deve ter em atenção na hora de escolher um bom bacalhau é a facilidade com que a pele se solta. Apenas num bacalhau bem curado, seco e limpo a pele se soltará com facilidade, fazendo com que depois de cozinhado se formem lascas bem definidas, com um sabor inconfundível.
No que diz respeito à avaliação visual, note que o extremo da cauda do “verdadeiro” bacalhau é direita, ou seja, apresenta um corte reto. Outras espécies similares ao bacalhau têm o extremo da cauda em V.
A cor também é um indicador da qualidade do bacalhau. Uma peça muito branca não é sinónimo de qualidade. Pelo contrário, deve apresentar uma coloração amarelo palha, que irá desaparecer durante a cozedura.
Outra característica a observar será o rabo do bacalhau que deverá ser quase direito e ter uma cor uniforme.
Uma questão que por vezes causa alguma dúvida é a escolha entre o bacalhau demolhado ultracongelado ou salgado seco. Caso não disponha de tempo para proceder à demolha do bacalhau, opte por comprar demolhado ultracongelado.
No caso do bacalhau salgado seco, após demolha, ganha aproximadamente 30% em volume, fazendo render mais na hora de o cozinhar, e por sua vez, o custo por quilo é mais barato.
O bacalhau já demolhado ultracongelado possui menos sabor, dado que já submetido a um processo de demolha e ultracongelação que retiram o sabor característico.