Mapa português da Europa datado de 1942 intriga internautas
É um mapa antigo, com legendas em português e está a deixar curiosos muitas pessoas em alguns fóruns na internet.
Este mapa português com legendas não é "só raro e incomum", mas também tem uma origem misteriosa. Nele, não se vislumbra qualquer data, autor, editora, ou local de publicação. Mas a causa para a estranheza não está nesse facto.
Como se pode ver na imagem abaixo, nesta altura em que o regime Salazarista estava no comando do país, e em teoria, agia como um país neutro, a União Soviética, país que derrotou os Nazis e que juntamente com os EUA acabaram com a II Guerra Mundial, é vista como um povo primitivo, "esfarrapado e descalço", que de acordo ainda com esta ilustração, fazia pilhagens, queimava igrejas e eclausurava as populações na Ucrânia e em vários Estados bálticos, observa o historiador Philip Curtis.
Em teoria, segundo esta imagem o único aliado da antiga URSS era a Grã-Bretanha, ao passo que os alemães, gigantes, aprumados e "de cara lavada" lideravam a defensiva, com o apoio de "virtualmente todos os países da Europa", continua Philip Curtis.
Segundo vários peritos, este mapa terá constituído um exercício "complexo de equilíbrio" do regime de Oliveira Salazar para proteger a sua antiga aliança com o Reino Unido, sem irritar os Nazis. Por outro lado, também pode ser um objeto de criação nazi, num esforço para persuadir os portugueses a juntarem-se à colisão antisoviética.