Expo 98 celebra 20 anos
A Expo 98 está de volta durante 9 dias ao Parque das Nações para as comemorações do vigésimo aniversário. Espetáculos multimédia, olharapos e música de todos os cantos do mundo irão animar estes 9 dias de festa.
A Associação Turismo de Lisboa anunciou que todos os dias, entre 25 de maio e 2 de junho, às 21h30 e 22h30, vai haver um espetáculo multimédia na Pala do Pavilhão de Portugal, no Parque das Nações, onde os 20 anos da Expo 98 serão comemorados. Nove olharapos vão estar no local para animar os espetadores, antes da primeira projeção e nos intervalos das sessões.
Tal como aconteceu em 1998, a água será homenageada com um espetáculo para engrandecer com fontes, e um ecrã de água com 30 metros de comprimento e 10 de altura, onde serão projetados vídeos e imagens a relembrar os momentos altos da Exposição Universal de Lisboa.
Se recuarmos 20 anos, deparámo-nos com números estupendos. Mais de 11 milhões de visitantes em 4 meses para um evento que transformou a zona oriental de Lisboa.
O tema dos oceanos dominou a exposição do maior evento de Portugal, intitulado “Os oceanos, um património para o futuro”, assim como, a comemoração dos 500 anos dos Descobrimentos. A exposição foi visitada por 38 chefes de Estado e acreditou 6.312 jornalistas estrangeiros e 5.204 portugueses.
Quase 30 mil pessoas vivem no Parque das Nações, uma das zonas mais seguras de Lisboa, junto ao maior oceanário do mundo, de uma nova travessia sobre o Tejo (uma obra de engenharia de referência a nível Internacional), e uma moderna gare de transportes. Houve uma tarefa para reabilitar a zona industrial ribeirinha, coexistia uma refinaria, uma lixeira e um matadouro.
O Pavilhão de Portugal era um dos ex-líbris da Exposição Mundial, conhecido pela sua pala, e desenhado por Siza Vieira. Duas décadas depois, está em vias de ser utilizado pela Universidade de Lisboa.
A iniciativa é da ATL, em parceria com a Câmara de Lisboa e a EGEAC, para assinalar uma data que fica, para sempre, na história da cidade.