Novos sinais entram em vigor já em 2020
Santo Tirso já se antecipou no processo.
Por certo, já terá reparado no sinal da imagem acima. É um dos novos que irão entrar em vigor oficialmente em Portugal a partir do próximo ano. Neste caso, indica uma zona residencial e de coexistência. Ou seja, os automobilistas têm que ter particularmente cuidado com os peões, dado ao facto de residirem famílias no local.
Mas, a partir de 2020, haverá novos sinais de trânsito e informação, tais como, por exemplo, para indicar zonas de circulação de veículos com emissões poluentes baixas.
Este novo regulamento, publicado ontem em Diário da República, torna mandatório que todos os sinais instalados a partir de 2020 tenham de corresponder às normas agora definidas.
No que concerne a sinais de obrigação, particular ênfase para os que indicam via para motociclos e assinalam vias reservadas a veículos longos.
No lote de novos sinais, passam a estar da mesma forma previstos sinais de alerta que possam indicar situações em que os condutores tenham que respeitar limites de velocidade atipicamente baixos, em locais onde se possam registar situações de maior perigo.
Estas mudanças são as mais substanciais desde 1998 e têm como objetivo responder à evolução social e introduzir indicações relevantes sobre aspetos turísticos, geográficos, ecológicos e culturais.