Covid-19: GNR descontaminou mais de 500 instalações
Segundo a Guarda Nacional Republicana, o núcleo de matérias perigosas é uma estrutura que integra cerca de 60 militares "altamente especializados" em matérias perigosas e agentes NRBQ (nucleares, radiológicos, biológicos e químicos).
Desde o início da pandemia da Covid-19, o núcleo de matérias perigosas da Unidade de Emergência de Proteção e Socorro (UEPS) da GNR já descontaminou mais de 500 instalações em todo o país.
Em comunicado hoje divulgado, a Guarda Nacional Republicana especifica que a unidade integra cerca de 60 militares especializados em matérias perigosas e agentes NRBQ (nucleares, radiológicos, biológicos e químicos).
No âmbito da intervenção em instalações, este núcleo especial tem vindo a ser acionado diariamente para a descontaminação de estabelecimentos hospitalares, instituições particulares de solidariedade social, lares de idosos, creches, centros de dia, além de instalações e viaturas da própria GNR.
Esta força de segurança sublinha também que têm sido efetuadas ações de sensibilização a entidades com responsabilidades nas infraestruturas mais afetadas pela pandemia, e a promover ações de formação a agentes de proteção civil de vários locais do território nacional.