Gasolina 98 aditivada ultrapassa a barreira dos dois euros por litro
É o valor mais alto atingido por um combustível em Portugal.
País
13 OUT '21
Tempo de leitura: 2 min
O preço de um combustível em Portugal ultrapassou, pela primeira vez, a barreira dois euros por litro.
Nas bombas da BP, em alguns pontos do país, quem abastecer com gasolina 98 aditivada irá pagar perto de 2,01 euros por litro. A imagem foi captada num posto de abastecimento em Beja.
O cenário é igual em algumas bombas da Repsol: no posto do Campo Grande, em Lisboa, a gasolina 98 aditivada está também acima dos dois euros por litro.
DESDE O INÍCIO DO ANO O GASÓLEO JÁ SUBIU 38 VEZES E A GASOLINA 30 VEZES Os combustíveis estão novamente mais caros. O preço do gasóleo e da gasolina voltou a subir nos postos de abastecimento do país. Este é já o segundo aumento significativo em apenas duas semanas.
Desde o início do ano, o gasóleo já subiu 38 vezes e desceu apenas oito. A gasolina já vai no 30.º aumento desde janeiro e baixou apenas sete vezes desde então.
A partir de segunda-feira, o gasóleo ficou mais caro, em média 3,5 cêntimos e a gasolina 2,5 cêntimos.
EVOLUÇÃO DO PREÇO DO GASÓLEO E GASOLINA NOS ÚLTIMOS ANOS Em junho de 2008, centenas de camiões ocuparam as principais estradas, quase bloqueando o país. Muitos postos de abastecimento ficaram sem combustível e até os supermercados ficaram de prateleiras vazias.
Nessa altura, o barril de petróleo ultrapassava os 100 dólares por barril. Nas bombas, o gasóleo custava mais de 1,20 euros por litro e a gasolina mais de 1,40. Os protestos voltaram à estrada em 2011.
O alívio na carteira dos portugueses só chegaria em finais de 2014 e 2015. O preço dos combustíveis registaram sucessivas baixas e o preço do barril estava a ser negociado abaixo dos 40 dólares – menos cerca de 100 euros do que em 2008.