A melhor rota para uma "road trip" pela Europa
Um aluno de doutoramento da Universidade do Michigan aplicou um algoritmo para descobrir caminho mais rápido para 50 atrações europeias.
São mais de 26 mil quilómetros de estrada, da Lapónia na Finlândia a Istambul na Turquia, com passagem por Portugal. É esta a "melhor" rota para uma longa viagem de carro pela Europa, segundo Randy Olson, um aluno de doutoramento da Universidade do Michigan nos Estados Unidos, que aplicou um algoritmo para descobrir caminho mais rápido para 50 atrações europeias.
Depois de aplicar a sua fórmula para calcular a rota mais rápida para uma "road trip" nos EUA, a pedido da Discovery News, Olson voltou as suas atenções para a Europa - com uma fórmula que o jovem investigador na área da inteligência artificial e da ciência de dados criou para descobrir onde está o Wally.
Olson diz que são precisos 14 dias - sem paragens nem trânsito - para fazer a viagem e cerca de três meses para completar opercurso com algum conforto. Por comparação, o plano do informático para os EUA precisava de 9,33 dias.
No entanto, o melhor caminho é definido segundo o algoritmo, usado para calcular uma rota otimizada, com base nos locais referidos num artigo do Business Insider ("50 locais na Europa que precisa de visitar antes de morrer"). Ou seja, há muitas falhas óbvias. Assim se explica que no plano de viagem feito por computador o viajante pare quase às portas de Lisboa, no nó da Marateca, só para seguir para Sul, para Lagos, um dos pontos referidos no guia.
Para os viajantes que querem planear uma viagem à medida e têm conhecimentos de programação, Olson divulgou o código Python que utilizou, com instruções. O jovem tem também uma rota para a América do Sul.
Fonte:DN