Se acha que o coração é o único símbolo do amor, engana-se!
Corações e mais corações preenchem o pensamento dos apaixonados mas, a verdade é que há vários símbolos que também caraterizam este sentimento. Saiba quais!
Maçã
A maçã é um dos símbolos do amor, da sedução e do desejo. O seu formato esférico representa o símbolo do mundo e as suas sementes a fertilidade e a espiritualidade.
Na Bíblia, os primeiros habitantes do mundo, Adão e Eva, são ludibriados pelo diabo, disfarçado de serpente, e induzidos a comerem o fruto proibido do Jardim do Éden, a maçã, aquela que os expulsou do paraíso e, por isso, simboliza o pecado e a tentação.
Na mitologia grega a maça está associada à Afrodite, deusa do amor, da beleza e da sexualidade.
Na literatura há narrativas que utilizam a maçã como "fruto símbolo" como é o caso da história da "Branca de Neve e os sete anões".
Cupido
O cupido é uma das mais simbólicas representações do amor e da paixão.
Cupido ou Eros significa desejo em grego.
O cupido é o deus romano do amor, e é representado por um menino com um arco e uma flecha que, segundo a mitologia, fazem com que duas pessoas se apaixonem. O cupido viveu, segundo a mitologia, uma grande paixão por Psyqué.
Coração
Este é o elemento mais comum e, certamente, o símbolo mais representativo do amor no mundo inteiro. Para além de simbolizar o amor, o coração, é também caraterizado como símbolo da força, da verdade, da justiça, da sabedoria,do nascimento e da regeneração.
Na arte cristã, o coração aparece flamejante no peito de Cristo rodeado de uma coroa de espinhos que simboliza o "Sagrado Coração" do pai e, consequentemente, o amor incondicional aos seus filhos mortais.
Rosa
A rosa simboliza a perfeição, o amor, o coração, a paixão, a alma, o romantismo, a pureza, a beleza, a sensualidade, o renascimento. Universalmente, a flor complexa e aromática representa o símbolo do amor e da união, famosa pela beleza e pelo perfume.
O desabrochar do botão da rosa simboliza o segredo e o mistério da vida.
Na mitologia greco-romana, a rosa estava associada à Afrodite ou Vênus, deusa do amor e da beleza considerada, portanto, uma flor sagrada de elemento fogo, que simbolizava a fertilidade, a beleza ou até mesmo, a virgindade.
Morango
O morango simboliza a sensualidade, o erotismo, a energia sexual, o amor, a paixão, a fertilidade, a tentação, a perfeição.
O morango, conhecido pela sua cor vermelha, possui um sabor intenso e, muitas vezes, assemelha-se ao formato do coração.
Anel
O anel está, muitas vezes, associado à união, seja de um casal ou de amigos.
É atribuído a este objeto um valor sacramental, ou seja, representa a "expressão de um voto", que na sua forma em círculo, pressupõe o infinito, aquilo que não tem início nem fim.