
Câmara de Santo Tirso vai adquirir a "Casa da Galeria"
A galeria de arte no centro da cidade iniciou atividade em 2010, estando prestes a ser adquirida pela autarquia por 380 mil euros.
A novidade surgiu quase despercebida, mas para os mais curiosos torna-se algo impactante. A Câmara Municipal de Santo Tirso prepara-se para adquirir a 'Casa da Galeria', um espaço de exposições localizado no coração da cidade, por 380 mil euros. A operação terá de ficar concluída até ao final do ano.
O anúncio foi feito por Alberto Costa durante a sessão da Assembleia Municipal, uma vez que os deputados aprovaram uma segunda alteração no PPI de 2022 para que a aquisição tivesse lugar no orçamento.
Segundo o presidente da autarquia, “com a aquisição deste espaço pretende-se colocar serviços municipais pluridisciplinares no âmbito cultural, social, associativo e juventude”.
Inaugurada em maio de 2010, a 'Casa da Galeria' pretendia tornar-se numa referência de arte e cultura, de índole privado em Santo Tirso, especialmente dedicado à arte contemporânea.
O espaço nasce de um sonho conjunto, entre Augusto Pais e a sua esposa, Fátima Pinto, cujo interesse pela arte os fizeram avançar para a concretização de uma galeria única na região e com ambições além-fronteiras.
Após alguns anos de inatividade para o grande público, o magnífico espaço vai agora ser adquirido pela Câmara de Santo Tirso, que o vai poder voltar a abrir a todos os visitantes da cidade, conhecida como a capital da escultura contemporânea.