
Santo Tirso aposta em projetos inovadores para o sucesso escolar
Dança, teatro, terapia da fala e tecnologia através de manuais digitais são algumas das iniciativas que vão marcar o ano letivo nas escolas do concelho.
A Escola Básica de São Tomé de Negrelos entrou no novo ano letivo com uma abordagem educacional inovadora, marcada pela implementação de alguns projetos que visam promover a igualdade de oportunidades, a saúde e bem-estar dos alunos, bem como o uso da tecnologia no enriquecimento das aprendizagens.
“São projetos amplos, em várias vertentes onde se inserem a dança, o teatro, a músicoterapia, a tecnologia através dos manuais digitais, a terapia da fala, assim como o recurso à arte e o desporto”, foi assim que Severina Fontes, diretora do Agrupamento de Escolas D. Afonso Henriques começou por explicar este plano educativo diferenciador que objetiva um maior sucesso escolar.
No caso do teatro, por exemplo, a professora considera ser “uma mais valia” para os estudantes “estimularem a comunicação, a linguagem, a escrita e a oralidade”.
O diretor-geral da Educação, João Gonçalves, marcou presença na iniciativa e destacou a “importância deste reforço na educação dos alunos”, elogiando o trabalho das “equipas multidisciplinares com múltiplas visões e contributos”, uma vez que “não é só o professor com a sua turma, mas todo um conjunto de profissionais das mais diversas áreas que se juntam para apoiar nas aprendizagens”.
“Fico muito contente por estar aqui hoje, num município como Santo Tirso, que tem-se esforçado por trazer todos para o projeto educativo e por ter equipas multidisciplinares a trabalhar com os professores e as equipas diretivas”, acrescentou.
Já o presidente da Câmara Municipal, Alberto Costa, que também acompanhou o arranque do ano letivo, defendeu que a educação em Santo Tirso “não é apenas um chavão” e evidenciou o “investimento de mais de 8 milhões de euros em projetos educativos e ação social”.
Todas as escolas do concelho terão, assim, acesso a estes projetos que prevêm influenciar positivamente o desenvolvimento académico e pessoal dos estudantes, promovendo competências cognitivas, emocionais e motoras.