Futebol Clube Tirsense celebra hoje o 86.º aniversário
Uma data marcada pelo "orgulho que transcende o tempo e une corações apaixonados pelo desporto".
Fundado a 5 de janeiro de 1938, o Futebol Clube Tirsense completa 86 anos de vida, uma data marcada pelo "orgulho que transcende o tempo e une corações apaixonados pelo desporto".
"Que este novo ano traga ainda mais glórias e alegrias para todos nós, que vibramos a cada golo, que sofremos a cada derrota, mas que, acima de tudo, amamos incondicionalmente o nosso querido Futebol Clube Tirsense!", escreveram os jesuítas numa publicação comemorativa nas redes sociais.
O emblema de Santo Tirso aproveitou ainda para agradecer "a todos que contribuíram para esta incrível jornada e aqueles que continuam a escrever a história deste clube com tanta paixão e devoção".
Desde a sua fundação, o FC Tirsense tem conquistado vários feitos, obtendo várias presenças no escalão máximo do futebol português, oito no total.
O melhor registo do clube ocorreu na temporada 1994/1995 (8º lugar), quando lutou até às últimas jornadas pelo apuramento para as competições europeias.
Nessa geração, pontificavam jogadores que iriam fazer carreiras bastante profícuas a nível nacional como no estrangeiro. Giovanella, Paredão, Hugo Porfírio, Marcelo e Caetano, são alguns desses exemplos.
Mais tarde, o clube que tantas paixões alimentava aos habitantes do concelho, entraria numa espiral negativa, descendo de divisão por quatro vezes consecutivas. Foi entre 1995 e 2000 que caíram do “céu” ao “inferno” ou, para os mais factuais, da I Divisão até à distrital do Porto.
Desde então, depois de muitas direções, treinadores e plantéis, os jesuítas continuam a lutar para se reerguerem e voltarem ao convívio entre os grandes.