36 milhões de investimento em Santo Tirso em troca de benefícios
A autarquia de Santo Tirso vai oferecer benefícios fiscais no valor de 1,2 milhões de euros. O destino é um grupo de empresas que em contrapartida investirão 36 milhões de euros e irão criar 150 empregos.
O ministro da Economia, Manuel Caldeira Cabral, deverá assinar hoje juntamente com o município de Santo Tirso um protocolo que engloba seis empresas que se encontram na região. As empresas em causa, irão criar 150 postos de trabalho e a Câmara Municipal de Santo Tirso em troca atribuirá regalias fiscais no valor de 1,2 milhões de euros.
Entre os benefícios atribuídos pela autarquia encontram-se a redução de IMI, licenças municipais (TMU), Derrama e IMT.
As companhias em expansão envolvidas no protocolos são a ADI Center, Albino & Filhos, CS Plastic, DUX Interiores, Felpinter, e Panike,
Investimentos no concelho
Com o objetivo de duplicar a produção, a unidade de panificação, Panike, vai fazer uma aposta de 24 milhões de euros, num investimento que se materializará nas novas instalações que deverão estar concluídas já em outubro deste ano.
A ADI Center, empresa de distribuição e comercialização de produtos químicos para a indústria têxtil, efetuará um investimento de 2,7 milhões de euros. A unidade de produção que estava anteriormente sediada na Maia, será instalada na Ermida até março de 2018.
Ainda no setor têxtil, a Felpinter procederá a um investimento de seis milhões de euros. A corporação já sediada em Santo Tirso, fabrica e comercializa têxteis domésticos, tendo adquirido novas instalações para o aumento da sua capacidade produtiva.
No mesmo setor, mas na área do imobiliário e têxteis lar, a DUX Interiores levará avante um investimento de cerca de um milhão de euros para expandir instalações.
Noutro domínio, surge a CS Plastic. O grupo, que fabrica e comercializa produtos de plástico passará da Várzea para a zona industrial em Santa Cristina do Couto. O objetivo do investimento de aproximadamente 3 milhões de euros é aumentar a capacidade produtiva.
Por fim, aparece uma oficina automóvel, Albino & Filhos que investirá 200 mil euros, também com o objetivo de aumentar a sua capacidade produtiva e de armazenamento.