
Consultas dentárias gratuitas no Hospital de Santo Tirso
A medida abrange as pessoas mais carenciadas do concelho.
É já este mês, a partir do dia 15, que a população de Santo Tirso terá acesso a consultas gratuitas de medicina dentária no Hospital de Santo Tirso.
A nova valência é dirigida a pessoas com carências económicas, sendo os custos suportados pela autarquia. De acordo com Joaquim Couto, é mais um serviço que a Câmara garante à população, "no âmbito daquela que tem sido a nossa política de coesão social e de criação de amortecedores sociais”, afirmou, na inauguração do novo serviço.
Esta medida é fruto de um protocolo tripartido realizado com a CESPU – Cooperativa de Ensino Superior Politécnico e Universitário, a Câmara Municipal de Santo Tirso e o Centro Hospitalar do Médio Ave.
Para o edil, trata-se de um serviço “muito importante” dada a quase inexistência de medicina dentária no Serviço Nacional de Saúde (SNS). Santo Tirso, afirmou o presidente, “tem procurado contrariar esta situação” e, para além do serviço inaugurado esta terça-feira, “dispõe de uma consulta de medicina dentária na Unidade de Saúde Familiar de S. Martinho do Campo”.
O serviço de medicina dentária no Hospital de Santo Tirso vai estar localizado na ala das consultas externas. O acordo de cooperação prevê que o Município possa realizar até 1500 consultas durante um ano. À CESPU, competiu a instalação das cadeiras e dos médicos dentistas, bem como todo o material associado, e ao Centro Hospitalar do Médio Ave a cedência das instalações.
Para “aceder a estas consultas, os utentes com isenção por insuficiência económica inscritos nos Agrupamentos de Centros de Saúde de Santo Tirso/Trofa devem dirigir-se à Divisão da Ação Social da Câmara Municipal, para proceder ao pedido de marcação de consulta, sendo depois reencaminhados para o Hospital”, informa a autarquia.
Veja abaixo a reportagem sobre esta matéria: