Santo Tirso celebrou o Dia Internacional da Cidade Educadora
Santo Tirso foi galardoado com o título de "cidade educadora", e por isso, comemorou a data numa cerimónia na Fábrica de Santo Thyrso.
O dia foi assinalado numa cerimónia comemorativa que contou com a presença da vereadora da Educação, Sílvia Tavares.
Com o tema de fundo “tecendo uma rede de cumplicidades”, Sílvia Tavares frisou a importância da promoção “da inclusão, democracia, integração e do ambiente” que o Município tem vindo a fazer para as pessoas.
Este projeto de “Cidade Educadora não se foca apenas na Escola, mas também no Plano de Mobilidade, de Ambiente e Sustentabilidade que estamos a promover na cidade com a construção das ciclovias, o ‘Ciclismo vai à Escola’ para que depois consigamos que as nossas crianças levem a promoção da utilização das ciclovias até aos pais. Estamos a trabalhar o Ambiente com as escolas, serviços e entidades; a promoção Saúde, entre outras competências” acrescentou a vereadora da Educação.
Várias entidades do concelho, como a Orquestra do CCM – ARTAVE que abriu a cerimónia, a CAID, Universidade Sénior de Vila das Aves, a divisão de Educação e Desporto da Câmara Municipal de Santo Tirso, o Colégio Santa Teresa de Jesus e o Grupo de alunos do Desporto Escolar de Desporto Gímnicos da Escola Básica e Secundária D. Dinis marcaram presença nesta celebração.
O movimento das Cidades Educadoras teve início no ano de 1990, em Barcelona, onde um grupo de cidades, com o objetivo de trabalhar conjuntamente em projetos e atividades para melhorar a qualidade de vida dos seus habitantes, outorgou uma série de princípios, sintetizados na Carta das Cidades Educadoras, assumindo-os como modelo de atuação.
O pedido de adesão do Município de Santo Tirso à Associação Internacional das Cidades Educadoras (AICE), e por inerência à Rede Territorial Portuguesa das Cidades Educadoras (RTPCE), foi concretizado em 4 de novembro de 2010, vindo a ser aceite e ratificado em Assembleia Geral de 18 de março de 2011.
Nessa sequência, o Município de Santo Tirso firmou o compromisso de, através das suas políticas, procurar desenvolver as suas potencialidades educativas, contribuir para o debate e partilha de ideias, problemáticas e experiências entre as cidades educadoras e colaborar com os restantes parceiros nos projetos de estudos e atividades a desenvolver neste âmbito.