Programa Poesia Livre já arrancou
Versos de vários poetas vão ser ouvidos um pouco por toda a cidade de Santo Tirso.
A poesia vai andar pelas instituições, transportes públicos e lugares da cidade de Santo Tirso de 8 a 21 de março.
A edição deste ano da Poesia Livre tem como temática “Da Natureza da Poesia, à Poesia da Natureza” e pretende conciencializar, através de versos dos mais variados poetas, a população para a importância da preservação do ambiente, convidando esta a uma reflexão sobre a natureza.
A poesia irá fazer-se ouvir através de caminhadas poéticas, concertos, teatro e saraus culturais, sendo este “um evento que envolve toda a comunidade, levando a poesia às ruas, ao comboio, ao autocarro, praças, escolas, lares, centros de dia, associações culturais, juntas de freguesia, entre tantos outros espaços”, salienta Joaquim Couto.
A população é convidada a participar ativamente nestas formas de manifestação da arte poética.
As escolas do concelho irão receber muitas destas atividades. O objetivo passa por sensibilizar os alunos para a importância do texto poético.
O programa deste ano homenageia João Luís Barreto Guimarães. O poeta natural do Porto tem uma vasta obra ligada à poesia e já venceu alguns prémios importantes, como o Prémio Nacional de Poesia António Ramos Rosa, em 2017. Os aspetos fundamentais da sua obra traduzem-se numa escrita irónica, biográfica, melancólica e musical.
Santo Tirso recebe também dois grandes nomes da música portuguesa, de forma a celebrar a poesia do poeta homenageado. Filipe Pinto estará em Santo Tirso dia 18 de março na antiga Fábrica do Telles para apresentar o seu livro "O planeta limpo do Filipe Pinto" que pretende explicar o impacto negativo das más ações humanas na sobrevivência de todos os seres vivos. Já Pedro Abrunhosa volta a Santo Tirso dia 21 de março para encerrar o programa de homenagem a João Luís Barreto Guimarães, numa tertúlia onde o poeta também estará presente.