
O tirsense "EXTRAZEN" é mesmo... extra Zen
Há um tirsense que ameaça fazer companhia aos músicos dos principais palcos portugueses.
Sente-se no seu carro, aperte o cinto e ligue o seu leitor de mp3. Deixe-se levar. Está prestes a rumar numa viagem musical tranquila e prazerosa. A conduzir? Luís Francisco Torres Andrade, intérprete e compositor por trás de "Extrazen", nome que promete começar a ser ouvido cada vez mais pelos tirsenses. Mas não só... Aqui na Santo Tirso TV temos um pressentimento que este artista está ainda no começo do seu longo voo.
Extrazen é o nome artístico de Luis Francisco Torres Andrade, músico tirsense de apenas 19 anos. O artista lançou a semana passada, no dia 28 de fevereiro, o seu novo single "Vegas". E é precisamente uma viagem sonora no universo do reggae e do soul que está prestes a testemunhar, caso nunca tenha ouvido o tema.
A música pode ser ouvida abaixo:
A Santo Tirso TV esteve à conversa com o músico de Santo Tirso. Luís Andrade está a estudar o curso de Engenharia Eletrotécnica na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP), onde se encontra atualmente no 2º ano. Foi precisamente no intervalo das suas aulas que conseguimos falar com ele.
SANTO TIRSO TV - Como surgiu a tua paixão pela música?
EXTRAZEN - Ouvi música a minha vida inteira e sempre tive curiosidade de explorar géneros novos. Acho que este amor pela música já surge desde muito pequeno. Ao crescer, sempre tive essa curiosidade e aprendi a tocar guitarra e a escrever as minhas primeiras letras. Claro que com 10 anos, ou por aí, estava mesmo a começar a explorar toda a vertente de composição e tudo mais, mas era algo que não me aborrecia, eu adorava e adoro tudo isso!
SANTO TIRSO TV - Começaste com 10 anos?
EXTRAZEN - Por aí, sim. Numa fase muito inicial, tinha aulas de guitarra e mal chegava a casa praticava e tentava umas coisas minhas. Queria melhorar e saber tocar para tentar criar algo meu. No início lembro-me que era frustrante aprender os acordes e efetivamente tocá-los, mas com prática tudo se consegue... e era isso que eu queria. Quanto ao mundo digital, esse veio mais tarde. Comecei a lançar faixas em 2015, mas foi apenas em 2016 que comprei um MacBook Pro com o Logic Pro X e comecei a explorar o programa. É o que uso hoje em dia. Fui aprendendo como produzir, masterizar e conseguir passar as minhas ideias para o programa através de vídeos do YouTube e de alguns colegas meus. Esse conhecimento é fundamental para a música que faço hoje em dia.
SANTO TIRSO TV - Começaste com hip hop e agora pareces estar mais centrado no Reggae e no Soul. Conta-nos como foi essa mudança?
EXTRAZEN - Acho que comecei num hip hop mais lírico, algo que ainda não descarto para agora. Diria que hoje em dia estou a tentar coisas novas. Estou no hip hop na mesma, mas com uns toques de outros géneros e acho isso positivo, dai entender a referência a esses dois géneros (...). O que interessa é ser criativo e fazer algo que gostemos. A minha música está mais madura e estou a tentar levar tudo muito mais a sério. Sou influenciado por tudo o que oiço e quero fazer música, por mais variada que seja. Digamos que estou numa fase de exploração musical.
SANTO TIRSO TV - Como surgiu o teu último single, "Vegas"?
EXTRAZEN - A "Vegas" surgiu um pouco da noite para o dia, para ser sincero. Tinha o beat, já o tinha ouvido imensas vezes, mas parecia que não conseguia encaixar nada nele. Até que me surgiu a primeira frase da música. A partir daí, agarrei essa vibe e nunca mais larguei. A "Vegas" fala de duas pessoas que se amam e em que uma delas quer que as duas se mudem para Las Vegas. A partir daí surgem vários sentimentos, e era isso que de facto queria transmitir. Por um lado, o contraste vontade/medo dessa pessoa por se mudarem para Las Vegas, para longe de tudo o que estão habituados; por outro a afirmação de que não é necessário mudar de sítio para sermos felizes, podemos sê-lo em qualquer lado.