CD Aves x FC Famalicão – O jogo que promete aquecer a próxima época
16 quilómetros de distância… E duas viagens que prometem apaixonar os adeptos de futebol!
O Desportivo das Aves assegurou uma diferença de 5 pontos para a "linha de água" e a faltarem 4 jornadas para o fim do campeonato deu um passo firme rumo à manutenção na I Liga. Já o Famalicão venceu fora o Benfica B por 3-1 e tem agora uma diferença de 9 pontos em relação ao rival pela subida, Estoril Praia.
“Dérbi da região do Ave à vista", podem dizer muitos, se bem que outros argumentariam que um dérbi apenas define um jogo entre equipas da mesma cidade. Deve ser a única dúvida sobre o assunto, já que o destino das duas equipas do Vale do Ave já parece estar selado.
2019/2020 promete ser uma época "quente" para adeptos de Vila das Aves que quase garantidamente irão jogar contra o Famalicão, clube rival das redondezas que não joga na principal competição nacional desde 1993/1994.
O muito esperado regresso dos famalicenses, 25 anos após a sua última presença na Primeira Divisão, é já quase uma garantia. O clube da cidade de Camilo Castelo Branco apenas precisa de assegurar quatro pontos para estar matematicamente no maior escalão do futebol português, e pode até celebrar o feito na próxima semana em caso de vitória e de um escorregão do Estoril.
Ao Desportivo das Aves, que na passada jornada surpreendeu o Vitória de Guimarães por 2-0 fora, deverá bastar 7 pontos nas próximas 4 partidas para assegurar a permanência pelo segundo ano consecutivo na Primeira Divisão, feito nunca atingido pelo clube avense.
Os dois clubes da região do Vale do Ave foram alvo de fortes investimentos por grupos privados, o que se refletiu nos resultados desportivos.
ALTOS INVESTIMENTOS, BONS RESULTADOS
O Desportivo das Aves vendeu 70% das suas ações ao grupo sino-brasileiro Galaxy Believers em 2015, num momento em que se dizia estar em risco de insolvência. Já o Famalicão foi alvo de um investimento forte, com a venda de 51% das suas ações à Quantum Pacific Group, liderada por Idan Ofer, figura ligada ao Atlético de Madrid e um dos mil homens mais ricos do mundo.
As última vez que o Desportivo das Aves e o Famalicão se defrontaram foi em 23 de abril de 2017 quando o clube avense venceu o conjunto famalicense por 2-0 na II Liga. Na partida anterior, em casa do Famalicão, o Desportivo das Aves empatou por 0-0.
Os dois clubes nunca se cruzaram na I Divisão.