
Festas São Bento com a edição mais longa de sempre
De 6 a 14 de julho, Santo Tirso está em festa. E não faltará animação.
Durante nove dias vai haver programação pensada para vários públicos. O destaque vai para as iniciativas “Arraial dos Carvalhais”, “Praça Colorida” e “Há Baile no Largo”.
“É uma programação muito abrangente pensada para o público dos 8 aos 80”, salienta Alberto Costa, salientando o “esforço para conjugar a componente religiosa, em honra de S. Bento, com a diversão, querendo inovar sem esquecer a origem das festas”.
Relativamente aos artistas musicais, Santo Tirso vai receber no dia 10 de julho Conan Osíris, depois do palco ser estreado pelo músico da casa Dan Riverman. Dia 11, a música popular de Zé Amaro promete uma enchente na praça 25 de abril. No dia seguinte, é a vez do o funk do angolano Deejay Telio e, por último, dia 13, os veteranos GNR. A habitual noite de fado, este ano, fica ao encargo de Fábia Rebordão. Todos os concertos têm início pelas 22 horas.
Nos dias 10,11,12 e 13 a festa prolonga-se ainda noite dentro. O “Há Baile No Largo” promete transformar o Largo Coronel Baptista Coelho numa gigante pista de dança, com a atuação de vários DJ, entre os quais Richard Jay, DJ Pette, Los Bravos, Miguel Simões, Berto Boss, Viktor Soul, Renato Moinhos e Echo Sound.
Entre as novidades deste ano, o Presidente da Câmara Municipal de Santo Tirso desvendou que “a sessão de fogo piromusical vai acontecer, pela primeira vez, junto ao Museu Internacional de Escultura Contemporânea” e que a propósito do desfile das Associações, que decorre no dia 14 de julho, “a Praça 25 de Abril vai ganhar um sambódromo”.
Outra das atrações é a “Praça Colorida”, com um projeto artístico alusivo ao santo padroeiro de Santo Tirso, na Praça Conde São Bento, que este ano vai ser inaugurada no dia 8, pelas 21h00, com uma atuação do grupo Ritmo CAID.
A sessão de fogo de artifício sobre o rio Ave vai acontecer dia 10, véspera do feriado municipal, logo após o final dos concertos da Praça 25 de Abril.