
É já sexta-feira que a Volta passa por Santo Tirso
Volta a Portugal em Bicicleta é um dos maiores eventos desportivos nacionais.
O pelotão da Volta a Portugal vai fazer sentir-se em Santo Tirso já na próxima sexta-feira, inundando as ruas do concelho com as várias cores das camisolas dos ciclistas, numa etapa que vai ligar Viana do Castelo a Felgueiras.
Após passagem pela Rua de Fontiscos (junto ao Pingo Doce), os atletas descem, depois, até à Rua de S. Bento da Batalha e, na rotunda da Escola S. Rosendo, dirigem-se para a Avenida Sousa Cruz. A saída vai fazer-se em direção a Santa Cristina, seguindo depois por Santiago da Carreira, pela N105. Este percurso contempla ainda uma meta volante junto ao Tribunal, correspondente ao quilómetro 71,9 da etapa.
Para já, é Gustavo Veloso da W52/FC Porto que segue com a camisola amarela, seguido de um companheiro de equipa, João Rodrigues. Em terceiro está o corredor espanhol Vicente De Mateos, que este ano corre pela equipa portuguesa Aviludo/Louletano.
Depois de Santo Tirso, os ciclistas vão passar por Paredes, Penafiel, Lousada até chegarem a Felgueiras.
A 81ª edição da Volta a Portugal está na estrada desde o dia 31 de julho. A última etapa vai realizar-se no dia 11 de agosto com um conta relógio de 19,5 quilómetros. No entanto, as decisões podem ficar ditadas na penúltima etapa, que vai fazer a ligação de Fafe a Mondim de Basto (133,5 quilómetros), culminando no alto da Nossa Senhora da Graça, uma das etapas mais duras da prova.
Santo Tirso tem já um vasto historial de presenças na Volta, competição que chegou mesmo a ser vencida por José Pacheco, um atleta do concelho, em 1962. Este ano, o frenesim desportivo da Volta a Portugal volta ao Município para ver passar a nona etapa da 81ª edição.