Joel Brandão: o realizador tirsense que está a conquistar a crítica
Realizador tirsense viu trabalho reconhecido internacionalmente.
Filme rodado em Santo Tirso, depois de ter sido seleccionado para festivais internacionais, estará dia 2 de novembro às 16h30 em exibição no Festival “Entre Olhares” no CineClube do Barreiro.
“Margem” tem estreia prevista em Santo Tirso entre dezembro deste ano e janeiro de 2020, estando ainda por apurar a data e o espaço onde será exibido.
A obra, com duração de 23 minutos, tem no elenco famosos atores do panorama nacional, tais como Lucinda Loureiro, Pedro Barroso, Márcia Breia e David Mourato.
Reconhecimento
O filme foi seleccionado para o festival “Caminhos do Cinema Português”, “Los Angeles Cinefest” e “Rome Independent Cinema Festival”.
A película do realizador tirsense de 25 anos retrata a vida de Anabela e a vida problemática dos seus dois filhos. O sonho desta mãe é que eles refaçam as suas vidas e se reconciliem. Segundo Joel Brandão que, para além de realizador, foi argumentista e produtor, “a escrita do filme partiu da personagem e não do enredo propriamente dito… Foi evoluindo com a construção de cada uma delas”, afirma.
“O centro desta história é a mãe e a forma como ela vai conseguir reunir estes filhos que estão em pólos opostos da vida: um que se encontra na adolescência e não quer fazer nada, e outro que está preso por tráfico e consumo de drogas e na iminência de sair da cadeia. Então, a mãe tenta trazer o filho mais novo de volta para casa para que este retome o contacto e se liguem novamente”, continua.
“Trato muito da parte psicológica e física da personagem. Para mim, a parte mais importante na direção de atores é dar a conhecer aquilo que por vezes não é tangível, para que os intérpretes percebam bem aquilo que psicologicamente cada personagem passa. Se a personagem age assim no presente é motivado por algo que ele passou no passado”, afirma, concluindo que se baseia em “histórias de pessoas” que vai conhecendo.
“É gratificante ver filmes escolhidos para festivais reputados. Eu não faço filmes para eles serem premiados. Faço para eles serem vistos. O meu objetivo também é projetar Santo Tirso nas artes, na cultura e no cinema.“
O filme de Joel Brandão teve o apoio do ICA, da Universidade Católica e da empresa tirsense Stop Motion. Em Santo Tirso, "Margem" foi filmado em Santa Cristina do Couto, Bairro de Ringe, na antiga cela da PSP de Santo Tirso, em Monte Córdova e em vários percursos que são percorridos num autocarro da transportadora "Pacense".
O realizador tem mais dois projetos na calha, um filme e um documentário que será rodado em Santo Tirso, com o diretor espanhol Carlos Ruiz Carmona.
SANTO TIRSO, EXEMPLO DE SUCESSO
Para além de Joel Brandão também outros tirsenses já tiveram sucesso no panorama audiovisual nacional. Um desses casos é Carlos Gomes, realizador do documentário “Um Dia de Futebol” exibido recentemente na RTP Memória, Francisco Fernandes Ferreira que dirigiu o telefilme da RTP “Videovigilância”, João Mendes, realizador do documentário "Heavy Metal Portugal" e Stephane Oliveira, argumentista do telefilme “Almas Penadas” também da RTP. Este último teve ainda duas curtas-metragens da sua autoria nomeadas para o Fantasporto, “Last Minute” e “Sr. X”.