A. Sampaio & Filhos na vanguarda da sustentabilidade
A empresa de Santo Tirso, que integra há vários anos a sustentabilidade nos seus produtos, está a investir em energia solar.
Reduzir os consumos elétricos foi a principal razão que levou a A. Sampaio & Filhos a investir na colocação de painéis fotovoltaicos. O procedimento, que ainda se encontra em curso, permitirá à empresa gerar cerca de 15% a 20% da energia necessária ao seu funcionamento.
Em declarações ao Portugal Têxtil, João Mendes, administrador da A. Sampaio afirma que “quanto mais energia for obtida por vias renováveis, melhor para o ambiente e melhor para a empresa”.
As investidas sustentáveis não se ficam por aqui. A A. Sampaio é detentora, já há vários anos, de uma prática inovadora que lhe valeu alguns prémios. A integração de fibras “amigas do ambiente” nas suas coleções faz desta empresa uma vanguardista na área da sustentabilidade.
No que concerne às fibras, foi apresentada recentemente uma malha com fibras recicladas de lã, algodão, poliéster, poliamida e acrílico. Esta malha foi utilizada na produção de um vestido que está atualmente nomeado para os iTechStyle Awards na categoria de sustentabilidade.
Com um crescimento de 15% no ano de 2018 em que o volume de negócios rondou os 23 milhões de euros, a A. Sampaio & Filhos acredita que 2019 deverá ser “um ano mais estável” e “sem grandes variações”.
A A. Sampaio produz tecidos e fibras e está localizada na Rua S. Bento da Batalha, em Santo Tirso.
Foto: Portugal Têxtil