E o novo treinador de guarda-redes do FC Tirsense é… Quim!
O mítico guardião português jogou até aos 42 anos e despediu-se dos relvados na maior conquista de sempre do desporto concelhio, quando o CD Aves venceu a Taça de Portugal.
O antigo internacional português e guardião do Braga, Benfica e Desportivo das Aves, é o novo treinador de guarda-redes do Futebol Clube Tirsense, revelou na manhã deste sábado o clube jesuíta, durante um treino aberto à comunicação social. Quim reforça, assim, a equipa técnica orientada por Leandro Pires.
“O Quim dispensa apresentações. É uma aposta da direção, sobretudo uma aposta em qualidade, experiência e conhecimento”, começou por dizer Ricardo Silva, presidente do FC Tirsense. Segundo o próprio, a contratação do novo técnico de guarda-redes surge por dois motivos: “Tratar dos homens da baliza sénior, uma vez que temos gente nova e que queremos valorizar, mas também atribuir-lhe funções na formação. Há muitos anos que o clube não cria um guardião, por isso queremos trabalhar esse lugar tão específico da formação”.
O dirigente salientou ainda que o clube pretende “promover, pelo menos uma vez por semana, treinos específicos para todos os guarda-redes da formação e fundar uma escola para estes atletas é o primeiro passo”.
Enquanto jogador, Quim venceu duas Ligas Portuguesas, três Taças da Liga, uma Supertaça, uma Taça de Portugal, um Campeonato da Europa Sub-18 e os Jogos Olímpicos da Juventude Sub-15.
Foi internacional AA por 32 ocasiões, tendo sido convocado para o Euro 2004, quando Portugal foi vice-campeão da Europa. Mais tarde o guarda-redes natural de Delães, Vila Nova de Famalicão, foi ainda à final da Liga Europa, a única final portuguesa da história de uma competição europeia de clubes, tendo perdido contra o FC Porto por 1-0 ao serviço do Sporting de Braga.
O jogador que se evidenciou também no Benfica, foi internacional de todos os escalões jovens de Portugal.
Como treinador de guarda-redes esteve no Clube Desportivo das Aves de 2019 a 2020, tendo posteriormente ingressado na mesma função no Rio Ave.