Vidro do carro congelado? 4 técnicas que prometem salvar a sua manhã
Se nos últimos dias o seu carro tinha gelo no para-brisas, talvez estas dicas o possam ajudar a resolver o problema.
As geadas matinais são um dos problemas mais comuns nesta altura do ano. É normal que o condutor se depare com gelo nos vidros do seu carro, especialmente se o tiver deixado ao ar livre. Por esse motivo, torna-se importante saber como tirar o gelo do para-brisas, para garantir uma condução segura e o funcionamento correto do automóvel.
Mistura de água com álcool
Uma solução bem eficaz para tirar o gelo do vidro do seu carro é uma mistura de álcool e água. Com 1/3 de água e 2/3 de álcool etílico num frasco pulverizador, irá criar a mistura ideal para fazer derreter o gelo. Basta disparar o spray para o gelo, que o mesmo vai derreter de imediato.
Quando usar este método, deve lavar sempre a chapa à volta do para-brisas de forma a que a tinta não seja corroída.
Climatização e ar condicionado
Para aqueles dias em que não está com muita pressa e tem oportunidade para esperar um pouco mais, a solução de ligar a climatização na temperatura máxima e o ar condicionado é a mais prática. O aumento da temperatura do para-brisas começará a fazer com que o gelo comece a derreter e o ar condicionado não irá permitir que o gelo se volte a formar, retirando a humidade do interior do veículo. É, talvez, a forma mais prática de tirar o gelo do vidro do seu carro, mas também a mais demorada.
Raspar o gelo
Existem no mercado raspadores específicos para automóveis, que não comprometem a saúde do para-brisas.
Cubra o carro durante a noite
Uma forma infalível para garantir que não se vai atrasar por causa dos vidros do carro congelados, é evitar que o gelo se forme. Para isso, cubra as janelas com uma toalha, um lençol ou um pedaço de cartão durante a noite.
O que não deve fazer!
O mais fácil é sempre seguir o que diz o senso comum e agir por intuição, ou seja, pegar num balde com água quente e despejá-lo para cima do para-brisas. Não quer dizer que não funcione, o problema é que o contraste de temperaturas pode facilmente rachar ou mesmo partir o vidro.