
CHMA eleito o 3º melhor hospital público do Norte
Dados, contudo, referem-se apenas à unidade em Vila Nova de Famalicão.
A DECO - Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor decidiu fazer um inquérito aos utilizadores de 42 unidades de prestação de serviços de saúde públicos e privados.
Os resultados colocam a unidade de Vila Nova de Famalicão do CHMA em segundo lugar no que diz respeito ao Serviço de Urgência Médico-cirúrgico em hospitais públicos, e em 4º lugar, quando incluindo hospitais privados.
Os dados positivos não se replicaram, no entanto, no que concerne ao Serviço de Consulta Externa. A unidade de Vila Nova de Famalicão estará em vias de reorganização, diz fonte do CHMA quando confrontada com a posição menos favorável. No entanto, em comunicado enviado à comunicação social, aquela instituição de prestação de serviços informa que irá “receber nas próximas semanas novos equipamentos eletrónicos que facilitarão o contacto do utente com o Serviço”.
Os resultados gerais deixam os responsáveis pela unidade de Vila Nova de Famalicão satisfeitos. A Unidade de Famalicão do CHMA mereceu uma avaliação positiva dos utentes (83 pontos em 100), o que a coloca em 3º lugar entre os hospitais do Serviço Nacional de Saúde do Norte, sendo só superada pelo IPO Porto e pelo Hospital de Santo António.
As áreas em que a unidade do CHMA obteve melhor avaliação dos seus utentes foram o “tempo de espera no hospital”, “acesso e movimentação”, “apoio, respeito e privacidade”, “comunicação com os profissionais de saúde”, “controlo da dor e outros sintomas”, “informação sobre situação clínica”, “envolvimento da família/cuidador”, “participação na tomada de decisão”, “higiene”, “simpatia e empatia dos profissionais de saúde”, todos avaliados com cinco estrelas.