
Hoje é o dia Mundial da Liberdade
Embora em Portugal o Dia da Liberdade esteja associado ao 25 de abril por causa da Revolução dos Cravos que decorreu em 1974, o dia Mundial da Liberdade comemora-se no resto do mundo no dia 23 de janeiro.
A data foi criada pela ONU e proclamada pela UNESCO.
Por muitos dada como garantida, principalmente no Ocidente, a liberdade é normalmente definida como o direito de todos os seres humanos realizarem as suas próprias escolhas, traçarem o seu futuro e determinarem as suas opções de vida.
De acordo com a Declaração Universal dos Direitos Humanos da ONU, a liberdade é um direito inalienável de todos os cidadãos. Essa normativa, ainda não completamente resolvida em todo o mundo, está, no entanto, disposta no Artigo 1.º: “Todos os seres humanos nascem livres e iguais em dignidade e em direitos", declara o artigo. O mesmo reitera ainda que "dotados de razão e de consciência [todos] devem agir uns para com os outros em espírito de fraternidade.”
No segundo artigo da Declaração Universal dos Direitos Humanos refere-se que: “Todos os seres humanos podem invocar os direitos e as liberdades (...) sem distinção alguma, nomeadamente de raça, de cor, de sexo, de língua, de religião, de opinião política ou outra, de origem nacional ou social, de fortuna, de nascimento ou de qualquer outra situação.”
Num tempo em que alguns radicalismos estão a espalhar-se pelo mundo, alguns peritos temem que possa existir algumas retrocessos nas liberdades individuais e por isso, mais do que nunca convém recordar o que é a liberdade e as lutas que foram necessárias para a obtermos.
Alguns historiadores estimam que tenha existido escravatura pelo período de cerca de 5 mil anos, sendo que os períodos mais marcantes aconteceram no Brasil de 1500 a 1888 e nos EUA entre 1640 e 1865, o que deu origem à Guerra Civil americana.
Portugal, neste domínio, teve um contributo negativo para a globalização da escravatura, quando começou a comercializar escravos de África para o resto do mundo.
Por isso, desfruta da sua liberdade! Assim que sair do trabalho aproveite um pouco do ar livre e/ou esteja com quem mais gosta.