Projeto Vénus: O conceito que pode um dia ser a salvação do planeta
Menos poluição, mais igualdade, mais tempo livre para todos - estes são os pressupostos do movimento “Projeto Vénus”.
Imagine uma cidade circular com uma espécie de enorme biblioteca no centro.
Imagine que essa grande biblioteca está acessível a todos e em vez de armazenar apenas livros, armazena todo o tipo de bens de forma sustentável e sem poluir.
Imagine que o seu sonho é, por exemplo, andar de Lamborghini, e que, a partir de agora, já não precisa de dinheiro para andar num carro desse género, bastando solicitar esse bólide temporariamente.
Imagine que deixa de existir propriedade privada e dinheiro, que deixam de existir ricos ou pobres e que deixam de existir classes favorecidas e classes desfavorecidas.
Imagine que o conceito de escassez, de relação da oferta e da procura passam a ser miragens do passado, que a produção fica apenas encarregue a aparelhos automatizados e que a mão de obra tradicional, como a conhecemos hoje, não existe mais.
"COLOCAR AS MÁQUINAS A TRABALHAR A NOSSO FAVOR,
NÃO A COMPETIR CONTRA OS HUMANOS"
O trabalho é predominantemente levado a cabo por máquinas e vigiado esporadicamente por especialistas. A tecnologia, acreditam os apoiantes do Projeto Vénus, já existe no planeta, e o que para muitos será necessário um grande uso da imaginação, para outros é uma realidade que poderia ser hoje mesma posta em prática, se toda a civilização se movimentasse no sentido de fazer isso acontecer.
O projeto do engenheiro social Jacques Fresco e que não tem fins lucrativos, quer construir um modelo social alternativo que proporcione mais felicidade às pessoas. A ideia é inverter o paradigma que rege as nossas vidas, nomeadamente o pilar basilar que nos impõe uma rotina de trabalho, uma rotina muitas vezes penosa, apenas para que possamos tão somente sobreviver.
A ideia é criar tudo com propósito… usar tudo com propósito…. E viver com propósito, terminando, por exemplo, noções tão atuais como a escasssez e a obsolescência planeada (uma ideia que muitas empresas multinacionais já disseram fazer uso, de modo a que os produtos avariem a partir de um determinado momento), que obriga o consumidor a comprar outros produtos iguais para essas empresas continuarem a gerar riqueza, o que cria um ciclo interminável de poluição e desgaste de recursos.
Saiba mais em: www.thevenusproject.com